Apple lança hoje o novo iPhone 12. Fará diferença?
A não ser que os próximos iPhones venham com um par de asas que lhes permita voar ao nosso lado enquanto caminhamos, as diferenças serão incrementais
Fez a 5 de outubro nove anos que Steve Jobs morreu e a sua sombra na Apple está largamente reduzida aos arquivos e ao nome do auditório no campus que desenhou. Se o co-fundador da marca deixou ideias e desenhos para o futuro, todos se esgotaram nos anos que se seguiram à sua morte. Hoje, dia em que a Apple apresenta o seu próximo iPhone (ou próximos), não haverá a fanfarra e circunstância que um dia marcaram estas apresentações. Não é só porque a pandemia não deixa; é também porque, apesar de continuar a vender milhões de iPhones e ser uma das marcas mais influentes do mundo, aquilo que a Apple tem para mostrar deixou de ter a mesma relevância.
Numa nota, a analista Katy Huberty do Morgan Stanley escreveu que a expectativa é que este evento seja "o mais significativo" dos últimos anos. Desde 2017 que o visual do iPhone não sofre grandes transformações e é preciso recuar ainda mais, até 2014, para encontrar a última vez em que o alinhamento da Apple levou realmente uma grande volta.
Salvo uma grande inovação que apanhe o mercado na curva, não é expectável que os novos iPhones 12 representem uma grande pedrada no charco. Sim, vão ser os primeiros modelos Apple 5G, mas isso só é relevante dentro do universo iOS. A concorrência lançou modelos compatíveis com a nova geração móvel com fartura e não foi por aí que os consumidores varreram as lojas à procura deles.
Os rumores que sempre circundam estes lançamentos também apontam para que a Apple alargue o seu alinhamento em termos de tamanho de ecrãs e preços, o que é interessante mas não extraordinário. Teremos, se isto estiver certo, um iPhone 12 Mini, mais ou menos do mesmo tamanho que o iPhone 6, o iPhone 12 padrão, o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max, com um super-ecrã de 6,7 polegadas. Este último é praticamente um iPad Mini, cujo ecrã tem 7,9 polegadas. Não há bolsos que aguentem isto.
Ao nível do aspecto, consta que os cantos arredondados dos iPhones serão substituídos por um formato mais achatado. Claro, haverá centenas de melhorias ao nível do software, do processador e da câmara, mas nada que ponha os queixos no chão. A esta altura - e eu recordo que a morte dos smartphones foi extremamente exagerada - já se experimentou de tudo. A não ser que os próximos iPhones venham com um par de asas que lhes permita voar ao nosso lado enquanto caminhamos, as diferenças serão melhorias incrementais e não revolucionárias.
E será que isto fará diferença? A analista do Morgan Stanley acha que sim, porque prevê um crescimento superior a 20% das vendas de iPhones - para 220 milhões de unidades - no ano fiscal de 2021 da Apple (que começou em outubro). Os últimos anos têm sido de crescimento modesto ou nulo, com quedas nalguns trimestres, portanto uma previsão de subida de dois dígitos é relevante. E o facto de as vendas não terem sido estelares ultimamente ajuda a explicar a previsão de subida: muita gente tem o mesmo iPhone há vários anos e pode ser agora levada a fazer upgrade.
Será interessante ver também se a Apple vai ou não lançar novos produtos de áudio, tanto um HomePod mais barato como os novos AirPods que nunca apareceram no evento de Setembro.
Não, esta não é a Apple de Steve Jobs. A sua influência desapareceu há algum tempo. Embora a empresa esteja muito maior do que era quando ele morreu, e Tim Cook tenha feito um trabalho extraordinário em anos difíceis, falta-lhe aqui o pé teimoso do ex-CEO, a bater no chão e a emperrar as portas, com o seu campo de distorção da realidade a levar as ideias para lugares que se julgavam impossíveis. A Apple seguirá um colosso. Mas falta-lhe aqui a centelha do criador.
iPhone 14 – o que esperar dos smartphones da Apple em 2022
Se você está curioso sobre o iPhone 14, veja o que esperar dos smartphones da Apple em 2022. Mas lembre-se que muitas coisas ainda são apenas rumores.
Ainda faltam vários meses para que os modelos do iPhone 14 de 2022 estejam prontos para o lançamento, mas como há atualizações tão significativas em andamento para esses dispositivos, surgiram muitos rumores sobre eles desde muito antes dos modelos do iPhone 13.
Abaixo, você verá um resumo destes rumores.
iPhone 14 – o que esperar dos smartphones da Apple em 2022
O que esperar dos smartphones da Apple em 2022? Os tamanhos do iPhone estão mudando em 2022, e a Apple está eliminando o iPhone mini de 5,4 polegadas, pois acabou sendo impopular entre os clientes.
Depois de ver as vendas fracas do iPhone, a Apple planeja se concentrar em tamanhos maiores de iPhone para seus principais dispositivos, e esperamos ver um iPhone 14 de 6,1 polegadas, um iPhone 14 Pro de 6,1 polegadas, um iPhone 14 Max de 6,7 polegadas, e um iPhone 14 Pro Max de 6,7 polegadas.
Desde 2017, os iPhones com Face ID têm um entalhe na frente para abrigar todos os equipamentos necessários para escaneamento facial, mas isso deve mudar com o lançamento do iPhone 14.
Os modelos 2022 do iPhone 14 Pro devem eliminar o entalhe em favor de um novo design. Os rumores estão um pouco confusos no momento, mas parece que a Apple usará uma combinação de um recorte circular para a câmera emparelhado com um recorte em forma de pílula para abrigar os principais componentes do Face ID.
A câmera traseira também pode ver um novo design com a Apple introduzindo um corpo mais espesso que permite que a colisão da câmera seja eliminada.
Se isso acontecer, as lentes, o flash e o scanner LiDAR podem ficar alinhados com o vidro traseiro, mas só ouvimos um rumor sugerindo que isso pode acontecer.
Alguns dos novos iPhones podem apresentar uma moldura de titânio, e as grades de alto-falante e microfone redesenhadas são uma possibilidade.
A Apple também pode usar um novo sistema térmico de câmara de vapor que manterá o iPhone mais frio para minimizar o impacto de chips mais rápidos e conectividade 5G.
Os novos iPhones sempre incluem melhorias na câmera, e o iPhone 14 não é exceção.
Haverá melhorias na câmera Ultra Wide, e existe a possibilidade de a Apple introduzir uma lente de zoom “periscópio” que permite um zoom óptico muito maior, mas ainda não está claro se isso virá em 2022 ou 2023.
O iPhone Pro os modelos também podem obter câmeras de 48 megapixels e recursos de gravação de vídeo 8K.
Novos chips “A16” da série A são esperados, construídos em um processo de 3 ou 4 nanômetros pela TSMC. Cada nova iteração de chip traz melhorias em potência e eficiência, e o chip A16 não será exceção.
Espera-se que a Apple use o chip Snapdragon X65 da Qualcomm, que é o primeiro modem 5G de 10 gigabits com velocidades de conectividade mais rápidas e melhorias de conectividade.
Juntamente com o X65, espera-se que a Apple introduza novos recursos de emergência baseados em satélite que permitirão aos usuários enviar textos em situações de emergência e relatar acidentes sem cobertura de celular.
Sem entalhe e novo design de hardware de identificação facial
Para pelo menos alguns dos modelos do iPhone 14, a Apple está trabalhando para eliminar o entalhe que abriga o hardware necessário para o Face ID.
O entalhe foi uma decisão de design controversa quando foi introduzido em 2017 e, desde então, mudou pouco, com exceção do ajuste de tamanho com o iPhone 13.
O analista da Apple, Ming-Chi Kuo, disse em março de 2021 que os modelos de iPhone de 2022 não teriam um entalhe e, em vez disso, adotariam um design de furo que tem sido popular em muitos telefones Android.
Este perfurador será supostamente um recorte centralizado para a câmera frontal.
Desde a previsão de Kuo, surgiram outros rumores que tornaram o design frontal dos modelos iPhon 14 Pro um pouco menos claro.
O vazador Dylandkt disse que, em vez de um design perfurado, o recorte da câmera nos modelos do iPhone 14 Pro será em forma de pílula.
O analista de exibição Ross Young esclareceu ainda mais e disse que espera ver um recorte em forma de pílula e um recorte circular.
O recorte circular provavelmente abrigará o projetor de pontos Face ID, e o recorte em forma de pílula incluirá a câmera frontal, a câmera infravermelha do Face ID e possivelmente outros componentes.
A Apple também pode estar planejando colocar parte do hardware Face ID sob a tela do iPhone, o que reduzirá os tamanhos dos recortes necessários e deixará mais espaço de tela disponível na frente do dispositivo.
Tanto o analista Ross Young quanto Mark Gurman, da Bloomberg, disseram que a Apple está trabalhando em uma solução de Face ID de exibição insuficiente, mas há uma chance de que ela não esteja pronta para uso em dispositivos de 2022.
Os analistas do Barclays afirmam que a Apple está planejando adotar uma arquitetura de tempo de voo baseada em laser para o Face ID que permitiria que mudanças substanciais fossem introduzidas no conjunto de câmeras TrueDepth frontal, e outros rumores apontam para um design de lente unibody para uma redução no tamanho do módulo da câmera frontal.
Tela ProMotion
Houve rumores iniciais do iPhone 14 sugerindo que todos os quatro modelos do iPhone 14 em 2022 poderiam oferecer telas ProMotion com taxas de atualização de até 120Hz, mas parece que isso não vai acontecer.
A Apple provavelmente restringirá a tecnologia ProMotion aos modelos do iPhone 14 Pro, um movimento que o analista de tela Ross Young atribui à falta de disponibilidade das telas necessárias.
Young deixou claro que acredita que as taxas de atualização de 120Hz continuarão sendo um recurso do iPhone 14 Pro.
O site coreano The Elec disse que pelo menos um dos modelos de iPhone que serão lançados no próximo ano usará uma tela OLED LTPS padrão sem a tecnologia ProMotion de 120Hz, que suporta as declarações de Young.
O analista Jeff Pu afirmou que o recurso chegará a todos os modelos do iPhone 14, mas ele não é conhecido por sua confiabilidade.
Projeto do corpo
Espera-se que os modelos do iPhone 14 se pareçam com os modelos do iPhone 13 com o mesmo design de bordas planas, mas além das alterações na tela, haverá atualizações no design do corpo.
O vazador Jon Prosser afirma que a Apple apresentará um chassi mais espesso sem a colisão da câmera traseira.
As lentes, o flash LED e o scanner LiDAR supostamente estarão alinhados com o vidro traseiro, para um design de câmera não saliente que não é usado desde os primeiros dias do iPhone.
Juntamente com a câmera embutida, os modelos do iPhone 14 podem apresentar botões de volume redondos semelhantes aos botões dos modelos iPhone 4 e iPhone 5, e grades de alto-falante e microfone redesenhadas com recortes de malha alongados em vez de furos individuais na parte inferior do dispositivo .
Não haverá iPhone de 5,4 polegadas em 2022 porque a Apple está acabando com a linha “mini” após vendas fracas. O iPhone 13 mini será o último dos mini telefones e, daqui para frente, espera-se que a Apple se concentre em iPhones de tamanho maior.
Esperamos um iPhone 14 de 6,1 polegadas, um iPhone 14 Pro de 6,1 polegadas, um iPhone 14 Max de 6,7 polegadas e um iPhone 14 Pro Max de 6,7 polegadas, com o iPhone maior de 6,7 polegadas substituindo o mini modelo.
Os próximos modelos do iPhone 14 da Apple também devem vir com um design de chassi de liga de titânio de alta qualidade, de acordo com um relatório de investidores do JP Morgan Chase.
A Apple usou titânio para o Apple Watch, mas isso marcaria a primeira vez que o material foi usado para um iPhone.
O titânio é mais resistente a arranhões e é mais forte que o aço e o alumínio, além de ser mais resistente à corrosão.
A partir de 2022, os modelos de iPhone de última geração provavelmente adotarão um sistema térmico de câmara de vapor, que a Apple está “testando agressivamente”.
O sistema térmico VC será necessário para os iPhones de última geração devido ao seu maior poder de computação e velocidades de conexão 5G mais rápidas.
Já existem smartphones de empresas como Samsung, Razer e LG que usam a tecnologia de resfriamento por câmara de vapor, que é usada para manter um dispositivo mais refrigerado quando está sob forte estresse.
Não está claro se o sistema térmico da câmara de vapor atenderá aos altos requisitos da Apple, mas a Apple está trabalhando para melhorá-lo e modelos de ponta podem adotá-lo em um futuro próximo.
Houve rumores de que a Apple pretende remover a porta Lightning do iPhone para um design sem porta com carregamento feito pelo MagSafe, mas não está claro se essa tecnologia será introduzida nos modelos de iPhone de 2022.
Pelo menos alguns dos iPhones que virão continuarão a apresentar uma porta Lightning.
Tecnologia da câmera
Todos os iPhones de 2022 podem ver melhorias na câmera Ultra Wide, e há uma pequena possibilidade de que a Apple introduza a tecnologia de lente “periscópio” que pode permitir zoom óptico de até 10x.
Outras marcas de smartphones já adotaram a tecnologia de lentes periscópio, mas a Apple supostamente enfrentou alguns problemas porque grande parte da tecnologia é protegida por patentes de outras empresas.
A Apple poderia licenciar tecnologia de um fabricante como a Samsung ou continuar trabalhando em sua própria solução.
Infelizmente, não parece que a tecnologia de lentes de periscópio estará pronta para lançamento em 2022 e, em vez disso, pode vir em 2023 com os modelos do iPhone 15.
Mesmo que a tecnologia de lentes periscópio não esteja pronta para um lançamento em 2022, ainda há melhorias nas lentes telefoto. O analista da Apple, Ming-Chi Kuo, diz que a Apple atualizará a câmera telefoto de uma lente de 6 elementos para uma lente de 7 elementos.
Kuo também acredita que os modelos 2022 Pro iPhone contarão com uma câmera Wide de 48 megapixels, o que seria uma grande melhoria em relação à câmera atual de 12 megapixels e recursos de gravação de vídeo em 8K.
A câmera de 48 megapixels nos modelos do iPhone 14 Pro também poderá tirar fotos de 12 megapixels, provavelmente por meio de um processo conhecido como pixel-binning.
Pixel binning mescla dados de vários pixels menores no sensor de imagem da câmera em um “super-pixel” para melhorar a sensibilidade à luz fraca.
Com esse recurso, os modelos do iPhone 14 Pro podem tirar fotos completas de 48 megapixels em situações com boa iluminação, mas quando a iluminação é ruim, ele usará o processo de separação de pixels para uma foto de 12 megapixels de maior qualidade que tira proveito da lente de 48 megapixels.
Kuo acredita que o recurso de gravação de vídeo 8K permitirá que vídeos gravados no iPhone exibidos em uma tela ou TV 8K forneçam “uma melhor experiência ao usuário” e que essa resolução permitirá que o iPhone crie vídeos e imagens mais adequados para realidade aumentada e mista dispositivos como o headset AR/VR que a Apple tem em desenvolvimento para 2022.
Chip A16
Cada nova iteração do iPhone vem com um chip atualizado da série A e, para o iPhone 14, esperamos o chip A16 da Apple.
O chip da próxima geração da série A projetado para o iPhone 14 será construído no processo “NP4” da TSMC, que a empresa diz ser o terceiro grande aprimoramento da família de 5 nanômetros.
De acordo com o analista Jeff Pu, os modelos iPhone 14 e iPhone 14 Pro incluirão 6 GB de RAM. A RAM disponível não mudará para os modelos do iPhone 14 Pro, mas os modelos do iPhone 14 receberão 2 GB extras em comparação com os modelos do iPhone 13, que possuem 4 GB de RAM.
Detecção de acidente de carro
A Apple está trabalhando em um recurso de detecção de acidentes de carro para o iPhone e o Apple Watch, que pode ser lançado em 2022. Ele usará sensores como o acelerômetro para detectar acidentes de carro quando eles ocorrerem, medindo um pico na força gravitacional.
Quando um acidente de carro é detectado, o iPhone ou o Apple Watch liga automaticamente para os serviços de emergência para obter ajuda.
Como está planejado para 2022, esse pode ser um recurso projetado para os modelos iPhone 14 e Apple Watch Series 8, embora provavelmente não seja limitado a esses dispositivos. Será uma expansão do recurso de detecção de queda que está nos modelos existentes do Apple Watch e iPhone.
Modem Snapdragon X65
Os modelos do iPhone 14 usarão o modem Qualcomm Snapdragon X65, que é o primeiro modem 5G 10 Gigabit e sistema de antena para smartphones do mundo.
O Qualcomm Snapdragon X65 permite alguns recursos de conectividade via satélite e, juntamente com o modem, a Apple planeja implementar recursos de emergência baseados em satélite que permitirão aos usuários enviar textos em situações de emergência e relatar grandes emergências em áreas onde não há cobertura de celular.
A mensagem de emergência via satélite permitirá que os usuários enviem mensagens de texto para serviços e contatos de emergência usando uma rede de satélite quando não houver sinal de celular ou WiFi disponível.
Será um novo protocolo de comunicação ao lado de SMS e iMessage, e apresentará bolhas de mensagem cinza. O comprimento da mensagem será restrito.
Outro recurso permitirá que os usuários relatem grandes emergências, como acidentes de avião e incêndios, usando redes de satélite. Esses recursos ainda estão em desenvolvimento e serão lançados em 2022, no mínimo.
Wi-Fi 6E
Espera-se que o iPhone 14 tenha conectividade WiFi 6E, de acordo com o analista de Apple Ming-Chi Kuo.
Kuo diz que o WiFi 6E oferecerá as transmissões sem fio de alta velocidade necessárias para experiências de AR e VR, e também deve ser usado no headset de realidade mista que pode ser lançado em 2022.
O WiFi 6E aproveita a banda de 6 GHz além das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz para aumentar a largura de banda e reduzir a interferência, além de oferecer o aumento de desempenho e a baixa latência fornecidos pela especificação WiFi 6.
Armazenamento de 2TB?
Com os modelos do iPhone 13 Pro, a Apple adicionou um novo nível de armazenamento de 1 TB, e rumores sugerem que com a atualização do iPhone 14, a Apple poderia aumentar ainda mais para 2 TB.
Esse boato vem de uma fonte que nem sempre é precisa, portanto, deve ser visto com algum ceticismo até que seja apoiado por outra fonte mais confiável.
Sem slot de SIM físico
Os modelos do iPhone 14 podem ser lançados sem um slot SIM físico, com a Apple fazendo a transição para um design somente eSIM.
A Apple está supostamente aconselhando as principais operadoras dos EUA a se prepararem para o lançamento de smartphones somente eSIM até 2022, o que sugere que alguns modelos do iPhone 14 podem ser os primeiros a vir sem um slot SIM.
Com o iPhone 13, a Apple forneceu alguns modelos sem um nano-SIM na caixa, com planos de celular que podem ser ativados usando o eSIM. Um eSIM permite que planos de celular sejam adicionados a um dispositivo sem usar um nano-SIM.
A funcionalidade eSIM não está disponível em todos os países, portanto, os iPhones vendidos em algumas áreas precisarão continuar a oferecer um slot nano-SIM.
Em países onde um iPhone sem SIM está disponível, pode ser opcional, com os consumidores ainda podendo escolher uma versão com SIM. Existem mais de 60 países que suportam eSIM, com uma lista disponível no site da Apple.
Data de lançamento do iPhone 14
Agora que você já sabe o que esperar dos smartphones da Apple em 2022, espera-se que a Apple apresente os modelos do iPhone 14 em um evento que provavelmente será realizado em setembro de 2022, se a Apple seguir os cronogramas de lançamento anteriores. A maioria dos eventos do iPhone ocorre durante a primeira ou segunda semana de setembro.
Rumores futuros do iPhone
Em 2023, a Apple também poderia se livrar do recorte de perfuração, resultando em um design de tela inteira sem entalhe e sem furos.
A Apple está trabalhando na criação de seus próprios chips de modem projetados internamente, bem como os chips de silício e da série A da Apple, o que permitirá à empresa reduzir sua dependência de fornecedores de chips de modem.
A Apple trabalha no modem há vários anos e o desenvolvimento acelerou depois que a Apple adquiriu a maioria dos negócios de modems para smartphones da Intel em 2019.
O analista da Apple, Ming-Chi Kuo, disse recentemente que a Apple poderia fazer a transição para seus próprios modems 5G já em 2023. Quando a Apple lançar seus próprios designs de modem, não precisará mais da Qualcomm.
2023 é a data “mais antiga”, mas vários rumores sugeriram que o fornecedor de chips da Apple TSMC estará pronto para fabricar os chips de modem da Apple em 2023.
Se uma lente telefoto de periscópio não estiver pronta para estrear nos modelos de iPhone de 2022, ela poderá ser introduzida nos modelos de iPhone de 2023.
Vários rumores sugeriram que a Apple está trabalhando em uma maneira de colocar o hardware do Face ID sob a tela para se livrar do entalhe.
Inicialmente, pensou-se que a Apple poderia adotar a tecnologia Face ID sob a tela já em 2022, mas o analista de tela Ross Young diz que componentes como a câmera infravermelha não serão movidos sob a tela até 2023 ou 2024, e o analista da Apple Ming-Chi Kuo também apontou para 2023 como a data-alvo da Apple para a funcionalidade de Face ID subexibida.
De acordo com o analista da Apple Ming-Chi Kuo, a Apple está trabalhando em iPhones que apresentarão o Touch ID subexibido, mas esses dispositivos não devem ser lançados até 2023.
Outras fontes, como a Bloomberg, discordaram que a Apple esteja focada no Touch ID subexibido. , e não está claro se o recurso seria incluído nos principais iPhones da Apple ou em dispositivos como um futuro iPhone SE.
Ainda mais no futuro, a Apple poderia introduzir algum tipo de iPhone dobrável, com base em vários rumores e patentes que a empresa publicou, bem como a concorrência de empresas como Microsoft e Samsung, que desenvolveram smartphones dobráveis.
De acordo com a Bloomberg, a Apple começou “a trabalhar cedo” em um iPhone com tela dobrável, mas a empresa ainda não se comprometeu a lançar um dispositivo dobrável. Rumores sugerem que um iPhone dobrável pode chegar em 2023, no mínimo, mas que 2024 é uma data mais provável.
Para obter detalhes sobre o que sabemos sobre o trabalho da Apple em dispositivos dobráveis, confira nosso guia dobrável do iPhone.
Mundial de 2023 será realizado na Coreia do Sul
HQ
A Riot Games anunciou os locais para os maiores torneios do espaço competitivo de League of Legends de 2023. Anunciado para marcar o início da nova temporada, a Riot revelou que o Mid-Season Invitational chegará a Londres este ano, com o Mundial sendo realizado na Coreia do Sul.
Para adicionar a isso, algumas alterações de formato foram reveladas. Para o MSI 2023, isso contará com 13 equipes presentes (acima das 11) e, por isso, a Fase de Play-In e a Fase de Chaves serão ambas duplamente eliminadas. Os Play-Ins também contarão com a presença de oito equipes (uma de cada uma das ligas regionais LEC, LCS, LPL, LLA, CBLOL, PCS, VCS e LJL). As principais sementes do LEC, LCS e LPL, mais as duas principais sementes do LCK, irão direto para o Estágio de Suporte.
Quanto ao Mundial de 2023, este terá 22 equipes competindo em três etapas de jogo; Play-ins, suíços e mata-matas. Para adicionar a isso, antes do evento principal do Mundial, haverá um novo nível de qualificação chamado Worlds Qualifying Series, que permitirá que as equipes com cabeças de chave inferiores das divisões maiores tenham a chance de chegar à Coreia do Sul para o principal torneio.
O que você acha dos novos formatos e dos locais de hospedagem do MSI e do Worlds?